sábado, 26 de setembro de 2020

Gases Nobres

Eu acho estranho as pessoas chamarem o gás hélio de GÁS hélio.
Existe sim o hélio no estado líquido e no estado sólido. Eu sei disso porque, toda vez que eu vou fabricar uma bomba caseira, eu faço uma pesquisa no gúgou sobre química.
Só que o hélium líquido e sólido são muito raros. Não tem na natureza. Só são produzidos em laboratório, em temperaturas baixíssimas.
Então, volto a perguntar:
Por que as pessoas usam o termo "gás" antes do termo "hélio"?
A água também existe no estado líquido e gasoso, mas ninguém fala "Gás Água".
Tem também o gás carbônico. Ele é líquido só dentro do extintor de incêndio. Eu descobri isso causando uma explosão no meu carro uma vez. Mas ninguém vê ele líquido. Pra que chamar de gás?
Uma exceção notória:
O Nitrogênium existe no estado gasoso na atmosfera. A maioria do Nitrogênium que as pessoas enxergam (Ou, no caso, não enxergam. Mas inalam.) é gasoso.
Ele só é fabricado líquido em doses infinitezimamente menores do que é encontrado na atfosmera.
Daí, nessas raríssimas exceções da existência, ele é chamado de Nitrogênium LÍQUIDO.
A propósito, eu tentei fabricar hélium líquido na geladeira, pra eu tomar e ficar com a voz gozada. A minha geladeira explodiu e eu fiquei com dor de garganta.
Eu não recomendo fazer isso em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário