sábado, 14 de dezembro de 2019

Breve Introdução à História da Polícia

Muitas vezes eu abordei aqui no meu blógue as histórias dos surgimentos e evoluções das mais diversas instituições do Planeta Terra.
Misteriosamente eu nunca falei sobre a polícia, que é onde eu trabalho. Talvez seja porque eu não gosto muito do chefe. Talvez porque ele não goste das minhas piadinhas e trocadilhos.
Lá no fundo, beeeeem no fundo, ele deve ser gente boa.
Enfim, eu estava começando a falar sobre a polícia.
A polícia é uma instituição tão elementar, que, por vezes, a história dela se confunde com a própria história do universo.
Existem vários registros históricos, imediatamente após o Big Bang, narrando histórias de pessoas cometendo crimes e dos responsáveis pela punição das mesmas.
É claro que a polícia como instituição organizada só surge mesmo após o advento do crime organizado, por parte do Império Romano.
É nessa época que são construídas as primeiras viaturas, movidas a cavalo.
Também surgem nessa mesma época a delegacia, a carceragem e o giroflex (com fogo dentro).
Mas o principal avanço tecnológico só aparece séculos depois, na guerra do Paraguay, quando os japoneses fizeram o que fazem de melhor: transformaram um equipamento grande em um equipamento portátil.
No caso, eles pegaram o canhão e transformaram em um revólver.
A partir daí surgiu a polícia moderna de hoje em dia.
Ainda no século XIX veio o drone, o GPS e as algemas, que acabaram se tornando essenciais.
Fin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário