sábado, 10 de novembro de 2018

Personalidades Históricas Que eu Tenho Medo - Parte 1 - Zumbi dos Palmares

Bom, eu já começo citando aqui um trecho do Vickpaedia:
"A palavra Zumbi ou Zambi, vem do termo zumbe, do idioma africano quimbundo, e significa fantasma, espectro, alma de pessoa falecida."
Eu confesso que eu gozei quando eu li a palavra "quimbundo". Mas, quando eu cheguei no final da frase eu já estava com medo novamente.
Os factos históricos dizem que o Zumbi FOI (pretérito) um importante líder do combate à escravidão e MORREU (praeteritum) no anno de 1695.
Mas, se ela já ERA um fantasma, espectro e alma de pessoa falecida, de que forma ele poderia TER MORRIDO (presente do futuro do praeteritum do advocativo)?
Após avaliar cuidadosamente os documentos históricos eu cheguei à conclusão de que ele primeiramente morreu, depois morreu novamente.
Ou seja, ele já era um spectrum quando ele se tornou um fantasma.
Ele pode já ter sido uma alma de pessoa falecida antes mesmo desses factos da frase anterior, o que elevaria ao cubo a minha sensação de medo.
Enfim, tudo isso pra concluir que o Zumbi ainda pode voltar na forma de:
- Ectoplasma
- Assombração
- Espírito
- Aparição

Pra concluir, na mesma página do Vickpaedia, eu encontrei a árvore ginecológica, com todos os parentes do Zumbi. Eu dei um print na tela e destaquei no Fotoxóp um detalhe bem importante:

Percebam que, ao lado do Motumbo, tem também 2 elementos da tabela periódica.
Esses eu não tenho medo.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário