sábado, 17 de novembro de 2018

Mistériums da Límgua Potuguêza - Parte 20 - Polêmica Máxima

Outro dia teve a prova do Enem.
Daí teve uma questão de língua portuguêza que causou a maior polêmica, por causa do hiperconservadorismo unido às tendências neofascistas combinadas com a Venezuela, a copa do mundo e as políticas migratórias.
Todo mundo errou essa questão do Enem, provavelmente devido a preconceitos já inerentes ao ser humano brasileiro influenciado pela mídia tendenciosa e por sites e blógues que semeiam a desinformação.
Não é o caso desse blógue aqui.
Reforçando o meu compromisso com a uctilidade pública, eu vou explicar aqui de forma não tendenciosa e apartidária a solução matemática da questão gramactical do Enem:
Segue o enunciado, como estava Ipsus Littering na prova:
3) O aumentativo da palavra "Dacueba" é...

Todo mundo ficou impressionado com a aparição da palavra "dacueba" na prova (por causa dos preconceitos que eu citei acima) e errou a questão.
Mesmo se tratando de um neologicismo, a palavra deve seguir as regras básicas de flexão e relaxamento da língua portuguesa.
Ou seja, o uso do aumentativo se limita a acrescentar o sulfixo (ão ou ona) em concordancia com o gênero da palavra original.
Todas as pessoas que erraram essa questão pararam para avaliar a ideologia de gênero da palavra "Dacueba" e acabaram esquecendo esse conceito matemático básico da língua Portuguêza.
Se a palavra termina em "A", ela é do gênero feminino.
Portanto, a resposta correta é "DacuebONA".

Na semana que vem eu vou avaliar uma questão do vestibular da Universidade de Pelotas. E eu não quero saber de gracinhas por parte dos telespectadores do blógue.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário