sábado, 9 de fevereiro de 2008

Então, aqui no meu blog eu sempre tive uma grande preocupação educativa com a população brasileira. É por isso que, sempre que eu posso, eu descrevo como que algumas coisas muito importantes para a nossa cultura surgiram. É claro que eu sempre escrevo os meus textos seguindo todas às normas da língua portuguesa, justamente para não perder esse caráter educativo.
Hoje eu vou falar sobre algo que esteve bem embaixo do meu nariz nos últimos 5 anos. Eu vou explicar como que surgiu o blog. Não o meu blog, mas o blog de uma forma geral.
O ano era 1500. Cristóvão Colombo tinha acabado de descobrir o Brasil (na verdade o próprio Galileu já tinha enxergado o Brasil muitos anos antes, usando um telescópio)
Bom, daí Colombo ficou com vontade de avisar Galileu que ele tinha chegado no Brasil, só que naquela época ainda não existia email. Daí, pra fazer as informações chegarem no Galileu, Colombo mandou os indios escreverem tudo em letras gigantes no topo do Corcovado, que era o ponto mais alto do Brasil. Daí o Galileu ia conseguir ler com o telescópio.
Com o passar do tempo, Colombo ia atualizando as informações pro Galileu saber o que tava acontecendo.
Vocês não tão confundindo os nomes, né?
Então, daí o Galileu não tinha como responder. Ele só ficava lendo. Mas, às vezes, quando o céu estava bem claro, Galileu conseguia escrever pequenos textos no monte Fuji (que é o mais alto da Europa). Só que o monte Fuji é bem menor que o Corcovado, o que só permitia ao Galileu escrever curtos comentários sobre o que Colombo dizia.
Essa estrutura de comunicação de textos grandes respondidos por comentários pequenos continuou por vários anos.
A primeira versão eletrônica surgiu no século XX, quando instalaram um painel com letras que acendiam e formavam palavras no topo do Shopping Italia. Só que daí já era mais globalizado, porque o telescópio Dubble enxergava essa imagem e retransmitia pra todo o planeta.
Daí surgiu um jeito de fazer isso pela internet, que é a forma que fazemos hoje aquilo que Colombo fazia há 20 séculos.
Falando nisso, amanhã é o meu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário