sábado, 28 de setembro de 2024

Doppler Adulterado

Daí, galerinha! Tudo susse?
Hoje eu vou falar um pouquinho sobre física.
Nem todo mundo sabe (mas os bandidos sabem disso muito bem) que, através somente do som, é possível saber se uma viatura da polícia está se aproximando ou se afastando.
"Como assim, Ramirez? Sem enxergar a viatura? Só ouvindo o som da mesma???"
Siiiiimmmm. Existe um negócio bem gozado da física chamado efeito doppler.
Resumidamente, de forma concisa e sumária: Esse efeito doggler faz com que o som da sirene fique mais agudo (e gozado), quando a viatura está se aproximando.
Quando a viatura está se afastando, acontece o oposto. Inversamente proporcional no barulho, porém igualmente gozado.
Tendo em vista que os bandidos estão contando com isso pra saberem se podem ou não dar continuidade às actividades criminosas, eu inventei um equipamento novo: A Sirene Anti Doppler
Agora, quando eu estou dirigindo a viatura na direção do bandido, eu aperto um botão que diminui a frequência do som, compensando o meu movimento de aproximação.
Eu posso fazer o contrário também, pra fingir que eu não estou me afastando.
Ou também, eu posso ficar com a viatura parada. Daí eu faço um "doppler de afastamento". O bandido, acreditando que eu já estou bem longe, dá continuidade às acções criminosas. Nesse momento, eu pego ele em fragrante.
É a física a serviço da policiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário