sábado, 24 de setembro de 2016

Série Benefícios do Cigarro - Meio Ambiente

Daí, galera!
Hoje eu começo aqui no meu blógue uma série de reportagens especiais que falam sobre os benefícios do cigarro. É a série "Benefícios do Cigarro".
O tema de hoje é meio ambiente.
Como todo mundo sabe, estamos vivendo em uma crise sócio-político-ambiental, com ramificações estratosféricas. Ou seja, a camada de ozônio, que até o século passado tinha um buraco, agora é apenas um buraco, só que na camada de não-ozônio. Entenderam?
Bom, como o cigarro entra nessa história?
O cigarro é feito de ervas e de celulose (ambas são plantadas no chão). Tudo que é plantado no chão faz um processo chamado "Seqüestro de Carbono".
O Seqüestro de Carbono é exatamente o que o nome diz. Só que, daí, vocês me perguntam: "Mas, Ramirez, a planta não se mexe. Além disso, ela não tem nenhuma arma de fogo. De que forma ela vai seqüestrar esse carbono?"
Bom, o carbono fica na atmosfera. E ele é bem pequeno. Bem menor que a planta. A planta seqüestra ele quando o vento passa por ela. Ela não precisa se mexer.
Daí vocês perguntam novamente: "Tá, só que o carbono não tem a ver com a camada de ozônio, ele tem a ver com o aquecimento global."
Daí eu respondo:
Tudo tem a ver com tudo. A resposta está na união dos conhecimentos da química com os conhecimentos da física.
- Química: Se você retira o carbono da atmosfera, você diminui o aquecimento global. Conseqüentemente, a temperatura diminui.
- Física: Todos os materiais que existem no mundo sofrem dilatação. Se a temperatura aumenta, eles aumentam de tamanho. Se a temperatura diminui, eles diminuem de tamanho.
- Conclusão: Quando a temperatura diminui, o buraco da camada de ozônio diminui.
Daí vocês, espertinhos, fazem mais uma última pergunta: "Tá bom, Ramirez, mas, quando você fuma o cigarro, o carbono não volta pra atmosfera?"
Daí eu respondo: "Não. Ele vai pro pulmão."
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário