sábado, 6 de dezembro de 2025

Planisfério

Daí, galerinha! Tudo susse?
Como vocês perceberam, eu mantive a minha promessa e hoje eu vou falar sobre o conceito de planisfério.
O conceito de planisphérium (era assim que se escrevia) vem lá da época do Christóbal Collumbus (também era assim que se escrevia), quando teve a primeira expedição formal dos europeus para chegar às Índias (só tinha homem dentro do barco, então faz todo sentido. Apesar de que a gente não sabe exactamente como esses homens se entretiam apertados lá dentro, durante meses de viagem, antes de chegar nessas índias).
Enfim, teve essa primeira expedição formal, em busca de dinheiro e índias.
Todo mundo já sabia que o planeta era, na realidade, uma esfereta, mas o pessoal ainda queria fazer um pequeno drama, pra atrair mais telespectadores. Dessa forma, eles criaram o Planisférium, que é simplesmente uma representação plana do globo terrestre, que sugere a existência de algum tipo de perigo gravitacional quando alguém tenta navegar até a borda (supostamente caindo no precipício).
Ou seja, era apenas mais uma jogada de marketing para atrair patrocinadores, porque, até mesmo naquela época, os telespectadores já queriam ver tragédia.
No final das contas, tanto o planisfério, quanto o globo estavam errados, pois, antes de chegar nas índias, Collumbus encontrou as Ameríndias (beeem mais limpinhas do que o padrão que ele estava acostumado nas europeias) (e nos europeus do barco).
Eu, assim como Collumbus (não pensem besteira), faria esse tipo de viagem em troca de dinheiro.
Eu acho que a minha viatura tem condições de fazer uma volta completa no planisfério também.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário